Rock List And Oddities

Listas, curiosidades, textos.


10. Patsy Cline (1932-1963)

Patsy Cline foi uma das mais influentes cantoras de country de toda a América do Norte. A canção 'Crazy', escrita por Willie Nelson e regravada em todo o mundo por diversos artistas, foi gravada pela primeira vez pela cantora. A carreira de Patsy durou apenas oito anos, sendo interrompida quando da sua morte, em 1963, em um acidente aéreo ocorrido no Tennessee que também vitimou outras figuras do country, como Hawkshaw Hawkins, Cowboy Copas e Randy Hughes, seu amante, empresário e até então piloto do avião onde o grupo se encontrava. Patsy tinha apenas 30 anos e estava prestes a  ter  seu trabalho reconhecido internacionalmente.

09. Randy Rhoads (1956-1982) 

Randy Rhoads foi um dos mais respeitáveis guitarristas de sua geração e serviu de influência para músicos como Yngwie Malmsteen e Jason Becker. Tocou no Quiet Riot durante algum tempo, mas se sobressaiu mesmo ao fazer parte da equipe de músicos de Ozzy Osbourne. A breve vida de Randy terminou em 19 de março de 1982, quando o motorista que conduzia a banda de Ozzy aos shows pegou um avião sem autorização e levou alguns membros do grupo a darem uma volta. Na primeira e na segunda volta de exibição nada ocorreu. No entanto, quando ao darem a terceira volta, a asa do avião raspou o teto do ônibus da banda, bateu em uma árvore e caiu na garagem de uma casa, próxima às redondezas. Um homem em chamas ainda foi retirado vivo do imóvel, mas Randy morreu na hora, aos 25 anos, juntamente com o piloto (em cujo corpo foi encontrado traços de cocaína, na autópsia), de 36 anos, e a maquiadora, Rachel Youngblood, de 58 anos.

08. Aaliyah (1979-2001)

Uma das promessas do R&B contemporâneo perdeu a vida após a gravação do videoclipe "Rock the Boat" nas Bahamas, América Central. Em 25 de agosto de 2001, a atriz e cantora Aaliyah e mais oito pessoas não resistiram à queda do avião que os levaria de volta aos Estados Unidos. O mais provável é que o acidente tenha acontecido devido à desestabilização da aeronave Cessna, causada graças ao peso das bagagens. O laudo da autópsia feito no corpo do piloto, Luis Morales III, detectou vestígios de cocaína e álcool em seu sangue, mais um agravante para a morte da cantora Aaliyah, dos cabeleleiros Eric Forman e Anthony Dodd, do segurança Scott Gallin, do produtor de vídeo Douglas Kratz, do estilista Christopher Maldonado e dos empresários Keith Wallace e Gina Smith.

07. Otis Redding (1941-1967)

Outro artista genial que teve sua carreira interrompida por um acidente aéreo foi Otis Redding. Tido como uma das grandes revelações da década de 1960, Redding estava prestes a despontar internacionalmente. Os irmãos Bee Gees, inclusive, haviam escrito o hit "To Love Somebody" para o cantor gravar, desejo que os músicos ingleses viram ser impossível de se tornar realidade, pois em 9 de dezembro de 1967 a voz se calou. O avião em que Otis e sua banda de apoio, The Bar-Keys, estavam se chocou contra um lago congelado, em Winsconsin. Houve apenas um sobrevivente, Ben Cauley, membro dos The Bar-Keys.

06. Ricky Nelson (1940-1985)

Quem acompanha nosso blog não deve estranhar a aparição de Ricky Nelson neste post. O pai dos irmãos gêmeos Nelson já havia dado o ar da graça no post "As 10 mortes mais bizarras da música". Nelson e sua banda fretaram um jatinho particular depois de um show no Alabama, em 31 de dezembro de 1985. O grupo dirigiria-se ao Texas, mas o avião caiu matando Nelson, sua noiva, Helen Blair, o baixista Patrick Woodward, o baterista Rick Intveld, o tecladista Andy Chapin e mais dois ocupantes. Outros dois saíram com vida do acidente. As más línguas contam que o desastre se deu depois que Ricky Nelson, que pilotava a aeronave, acendeu um cigarro de maconha com cocaína, causando uma explosão, e consequentemente, levado o avião à inevitável queda. 

05. Steve Ray Vaughan (1954-1990)

O guitarrista de blues Steve Ray Vaughan é considerado um dos músicos mais influentes da história da Música, apesar de ter vivido apenas 35 anos. A curta carreira de Vaughan foi interrompida tragicamente em 27 de agosto de 1990,  no Wisconsin, quando o músico partia para uma apresentação. Nesse dia, ele havia encontrado apenas um lugar vazio em um dos quatro helicópteros que levaria a equipe (formada por seu irmão Jimmy, Eric Clapton e seus músicos) ao show daquela tarde. Devido ao mau tempo, a aeronave que levava Vaughan e os músicos de Clapton virou para o lado errado e se chocou contra uma pista artificial de ski, matando todos os ocupantes.

04. John Denver (1943-1997)

John Denver, conhecido intérprete de canções pop e country, desde cedo nutria uma paixão pela aviação, paixão esta herdada por seu pai, um instrutor de voo da Força Aérea Americana. Denver possuía aviões de pequeno e médio porte, que ele mesmo pilotava, e chegava até a arriscar voos acrobáticos. Apesar de ser um piloto experiente, Denver não escapou à tragédia a que estava destinado: em 12 de outubro de 1997 seu avião caiu nas águas do mar da Califórnia em circunstâncias ainda não esclarecidas até hoje, o que suscitou lendas acerca da morte do cantor.


03. Mamonas Assassinas 

Os Mamonas Assassinas foram, sem dúvida, o maior fenômeno da história da música brasileira. Nunca um grupo havia saído do completo anonimato e ido diretamente ao topo das paradas de sucesso em tão pouco tempo - 7 meses. Porém, o que ninguém imaginaria era que cinco jovens saudáveis com toda a vida pela frente iriam perder a vida em um acidente aéreo. No dia 02 de março de 1996, no caminho de volta para a cidade natal da banda - Guarulhos - o avião que transportava o grupo e mais dois roadies se chocou contra a Serra da Cantareira. Os Mamonas havia feito um show em Brasília naquela noite e começariam, em seguida, uma turnê internacional, que iniciaria por Portugal.

02. Lynyrd Skynyrd

O Lynyrd Skynyrd é um dos grupos de rock mais representativos dos anos 70. No entanto, a "fase clássica" da banda se deu até 1977, quando um acidente aéreo acometeu o grupo. O Lynyrd Skynyrd viajava da Carolina do Sul até Louisiana a bordo de um Convair 240 (fabricado em 1947) juntamente com sua equipe e mais a tripulação, somando ao todo 26 pessoas. Acredita-se hoje que o avião caiu em plena floresta no estado do Mississipi devido à falta de combustível, embora na época também tenha sido levantada uma hipótese de falha mecânica. Com a queda, o avião se partiu ao meio. No acidente morreram o vocalista Ronnie Van Zant, a backing vocal Cassie Gaines, seu irmão, o guitarrista Steve Gaines, recém entrado na banda, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray. 

01. Buddy Holly, Ritchie Valens, Big Bopper

03 de fevereiro de 1959: "o dia em que a música morreu". Qual o verdadeiro fã de Rock 'n Roll que nunca ouviu essa frase? Pois bem. Foi nessa data que três dos mais importantes músicos de sua geração perderam a vida no acidente aéreo mais famoso e lembrado da música: Buddy Holly (1936-1959), J.P. "The Big Bopper" Richardson (1930-1959) e Ritchie Valens (1941-1959). O acidente ocorreu durante a turnê solo de Buddy Holly, recém-separado de sua banda original — The Crickets —, que havia se juntado aos músicos Waylon Jennings, Ritchie Valens e J.P. “Big Bopper” Richardson para realizar shows na região centro-oeste dos Estados Unidos. Como os músicos viajavam de ônibus, Buddy Holly, a fim de obter mais conforto em suas viagens, pediu a um empresário que fretasse um avião até a cidade mais próxima, Fargo. Conta-se que Ritchie Valens “ganhou” seu assento no avião apostando cara ou coroa com o guitarrista de Holly, Tommy Allsup. Como Richardson havia desenvolvido um caso de gripe durante a viagem, ele pediu a um dos companheiros de banda de Buddy Holly, Waylon Jennings, o seu lugar no avião; Jennings concordou em desistir da cadeira. Porém, quando Holly soube que Jennings não iria voar, disse: "Bem, espero que o seu velho ônibus congele", ao que Jennings respondeu: "Bem, espero que o seu velho avião caia", Essa troca de palavras, embora feita em tom de brincadeira, no momento, assombrou Jennings até 2002, ano de sua morte. O pequeno avião caiu em uma plantação de milho 8 quilômetros depois de decolar do aeroporto de Mason City, em Iowa. Os corpos dos músicos foram encontrados espalhados pelo campo, e o piloto preso nas ferragens do avião. As causas do acidente nunca foram esclarecidas. Don McLean imortalizou a data em sua memorável canção "American Pie", como sendo o dia da morte dos três jovens ícones do Rock "o dia em que a música morreu".




Fonte : http://os10maiores.blogspot.com/

1 comentários:

Anônimo disse...

qual é mermão, esqueceste do Herbert Vianna?

Postar um comentário

Comenta Aew \o/